CAF 2013




A versão CAF 2013 foi apresentada no 5º Evento Europeu de Utilizadores CAF que decorreu em Oslo, a 27 e 28 de Setembro de 2012.
Para além de um design mais arrojado e de uma estrutura que pretende evidenciar a imagem de dinamismo associada a esta ferramenta de autoavaliação, concebida e moldada para a administração pública, foram efetuadas alterações aos seguintes itens:

  1. Introdução Geral;
  2. Introdução de cada um dos nove critérios e subcritérios;
  3. Nos exemplos para tornar os Subcritérios mais compreensíveis;
  4. Introdução de melhorias na metodologia de aplicação (10 Passos);
  5. Integrados os 8 princípios da excelência;

O novo modelo CAF 2013 apresenta-se aos utilizadores mais facilitado e intuitivo. As principais mudanças registam-se ao nível do critério 5, onde foram fundidos dois subcritérios e criado um novo.
No geral, todos os exemplos foram revistos e adaptados às mudanças na estrutura. O glossário foi atualizado em conformidade e os 8 Princípios de Excelência para o setor público são agora claramente definidos, sendo presentemente também desenvolvidos os níveis de maturidade no contexto do Processo de Feedback Externo da CAF (PEF), processo que disponibiliza um parecer externo sobre a introdução da gestão da qualidade total na organização - CAF.
Em Novembro de 2013 ficou disponível a versão portuguesa. Para a consultar e/ou exportar clique no documento infra.

Manual de Referência